terça-feira, 30 de agosto de 2011

Novidade no LIED


Profª. Ana Fonseca e Profª. Marília Chagas, informam sobre cursos no LIED


A coordenadora do Lied da Escola Everaldo, Profª. Marília Chagas em conjunto com a Profª. Ana Fonseca, informam que o LIED (Laboratório de Informática Educativa) da escola voltará a funcionar como ferramenta de inclusão digital, oferecendo o curso de Informática Básica na Plataforma Linux Educacional. 

Para celebrar esse momento, as professoras convidam todos para a reinauguração da sala ambiente que ocorrerá no dia 02 de Setembro de 2011 às 16:00 h, com a Aula Inaugural.

O início dos curso de Informática será dia 05 de Setembro de 2011, serão ofertados nos 3 turnos. Não Perca esta oportunidade!

Outras informações procure o LIED da Escola nos três períodos.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

da Caixinha de Comentários

 No post sobre o Projeto do GEA "Professor Conectado" , tivemos esse comentário:


"professor q e bom nada!!! quando isso vai? acabar primeiro ñ tinhamos professor d quimica depois da greve aparece uma, agora ficamos sem professor de geografia, e nos alunos como ficamos?e vcs preocupados com notbooks fala serio..." Anônimo


Nota do Blog:

1 - Realmente com relação à falta de professores houve uma demora por parte da SEED em enviar um professor da disciplina Química, sabe-se que há uma carência muito grande no estado de profissionais Licenciados na área. Porém o processo de seleção dos Contratos Administrativos, por parte da SEAD/SEED foi muito tortuoso e lento, por isso a demora, visto que desde o ínicio do ano já estava na mãos da SEED as carências da Escola, contudo esses profissionais só puderam ser contratados mediante Lei Aprovada na Assembléia Legislativa do Estado em Março. Apesar da demora, do processo burocrático,  até o mês de maio (período antes da greve) a escola já estava contando com todos os professores necessários.

2 - Realmente não dá pra entender o que se passa na cabeça dos nossos gestores educacionais leia-se, SEED, pois havia uma professora do contrato administrativo que lecionava a disciplina Geografia. A SEED enviou para a escola um professor do quadro, cancelando ou realocando, a professora que já estava exercendo suas funções. Aparentemente o professor do quadro, não era habilitado para trabalhar com Ensino Médio, que era justamente a carência que existente, e por essa razão o mesmo não pode exercer suas funções e assim houve a necessidade de devolvê-lo. O resultado é que agora estamos novamente com a carência em Geografia para o Ensino Médio, que não existia antes. É bom lembrar que quem enviou o professor foi a SEED que sinceramente, não verificou a carência da escola e nem a formação do professor? #oremos

3 - Só pra esclarecer  o projeto "Professor Conectado"  não foi uma iniciativa dos professores, e sim uma promessa de campanha do atual Gestor Estadual, o Blog apenas reproduziu uma matéria que estava no site do GEA#pontofalei

4 - Você como aluno tem todo o direito de exigir que o problema seja solucionado. Por exemplo você ja tentou conversar com a direção da Escola para saber como está o andamento da situação? conhecendo a Prof. Letícia, acredito que ela estará a disposição para quaisquer esclarecimentos sem nenhum problema; #ficaadica

5 - Para ajudar o debate, seria bem interessante que você, que questionou o post, se identificasse pois isso deixaria mais rico toda a discussão! #ficaadica2

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Novidade na Blogosfera!

Mais uma Escola irmã adere ao uso das tecnologias no processo Educacional. Desta vez é a Escola Josefa Jucileide que lança seu Blog. Clica ai no link ou na coluna "Blog de Escolas".

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Artigo do Blog da Alcinéa

A corrupção não é um problema menor
Randolfe Rodrigues

 
A corrupção não é um problema menor, um detalhe, não é um discurso, como alguns podem querer dizer, udenista. A corrupção é uma das mais dramáticas mazelas não somente do Brasil, mas também do mundo. Em nosso País, lamentavelmente, tomou ares de dramaticidade. E o que estamos fazendo no Senado, com a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, é um alerta. Quando a sociedade deixar de acreditar em suas instituições, em seus senadores, deputados, no Ministério Público, na Polícia Federal, no Executivo, o Estado democrático de direito estará ameaçado.

Temos que reforçar a atuação de instituições que honram a República. E neste país há instituições republicanas e que orgulham os brasileiros, como o Ministério Público e a Polícia Federal. Destaco trecho da nota de esclarecimento da Associação dos Delegados da Polícia Federal sobre sua operação mais recente: “É uma pena que aqueles que se dizem estarrecidos com a violência pelo uso de algemas não tenham o mesmo sentimento diante dos escândalos que acontecem diariamente no País, que fazem evaporar bilhões de reais dos cofres da nação, deixando milhões de pessoas na miséria, inclusive, condenando-as à morte”. 

Muitos ficam assustados, estarrecidos, por conta da algema, do vazamento, da foto. Mas esse estarrecimento tem de ser por causa dos milhões que deveriam ter ido para o turismo no Amapá, que poderiam ter dinamizado a economia do meu Estado. Esse estarrecimento deveria ser por causa dos bilhões desviados do Ministério dos Transportes, que poderia ter asfaltado estradas, construído ferrovias, melhorado a infraestrutura aeroportuária às véspera da Copa do Mundo no Brasil. Agora se fala do gado como se o problema não fosse o carrapato, como se o problema fosse o gado. O problema é o carrapato, e o carrapato que está sendo combatido por instituições republicanas, como a Polícia Federal e o Ministério Público, é a corrupção.

A Frente Parlamentar de Combate à Corrupção manda uma mensagem à Presidência da República: Presidente Dilma, conte conosco! Faça a limpeza no Ministério dos Transportes! Faça no Ministério do Turismo! Faça na Agricultura! No Ministério do Turismo tem que demitir o Ministro. Não é possível que o Ministro tenha um secretário executivo, ao lado dele, sendo encarregado pela direção dos negócios da pasta, que não soubesse do esquema que estava sendo montado lá. Faça isso, Presidente, e não se preocupe com o fisiologismo.

Na Controladoria-Geral da União, manifestamos nosso apoio ao Senador Jorge Hage.
Deixamos claro que a presidente Dilma conta conosco, se for necessário, para ir às ruas mobilizar o povo brasileiro para apoiar medidas de combate à corrupção. Que ela não se submeta à chantagem, à pressão de base. Que ela se submeta à confiança do povo brasileiro, que está ao seu lado. Sendo necessário, nós iremos às ruas para defender o seu governo contra o fisiologismo, contra a chantagem, contra o achincalho. Será uma defesa do Brasil, uma defesa da República.

Estamos num momento crucial para o estado brasileiro. Dizem, no grego, que a palavra crise vem de crisol, que é o elemento purificador do ouro. A crise é uma síntese dialética. É nos momentos de maior crise que há o surgimento do novo. Que esta crise das instituições políticas que estamos vivendo hoje seja uma crise para construirmos o novo e refundarmos a República brasileira, desta feita sem a corrupção.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Professor Conectado: projeto de Lei será encaminhado para AL/AP


Na próxima terça-feira, 9, o governo do Estado encaminha para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) que cria o programa “Professor Conectado”. O programa é mais uma ferramenta para melhorar a qualidade de ensino público, concedendo notebook para professores da rede estadual.

Inicialmente ele atenderá cerca de 7 mil educadores que irão receber os equipamentos gratuitamente, obedecendo os critérios instituídos no programa. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) são os responsáveis pela parte técnica e de políticas educacionais.

O Projeto de Lei está sendo elaborado por profissionais do governo estadual e passa pelos ajustes finais. De acordo com o PL, somente terão direito ao equipamento professores do quadro efetivo que estejam em sala de aula sendo que a adesão é voluntária e os beneficiados terão que obedecer aos critérios estabelecidos. Além do notebook, o professor terá disponíveis programas específicos para a área de educação.

“Os educadores terão melhor desempenho profissional, acesso à pesquisas e poderão elaborar projetos, uma infinidade de melhorias estarão à sua disposição”, disse o secretário José Maria Lobato.

Lobato relatou ainda que no termo de adesão ao programa, o professor será responsável pelo equipamento e uso adequado exclusivamente para a educação. A intenção é personalizar o notebook para evitar uso indevido, cessão a terceiros e roubos.

Para que o programa seja implantado serão investidos R$ 15 milhões, sendo R$ 7 milhões do governo estadual e o restante será proveniente de emenda de Bancada. O governador Camilo Capiberibe enfatizou que está cumprindo um compromisso assumido com os educadores de promover a inclusão digital.

“Este programa é um marco na educação do Amapá. Ele vai incluir na era digital não somente os professores, mas também crianças e adolescentes, eles serão preparados para o mundo digital”, ressaltou Camilo Capiberibe.

Após o parecer da Assembleia Legislativa, o projeto retorna para o Poder Executivo para implantação. Ele será feito em etapas, mas a intenção é que até o final deste semestre os professores que aderirem ao programa estejam fazendo uso da nova ferramenta de trabalho. 


Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social 



http://www4.ap.gov.br/site/paginas/noticias/news.jsp?ref=14217

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Novidade no Everaldo!

"Ser secretária está sendo um desafio, uma experiência nova" diz Idaléa.



Uma das novidades desse semestre é que desde Junho, um pouco antes da greve, assumiu o cargo de Secretária Escolar a pedagoga Idaléa Cardoso Alcântara. 

Idaléa, entrou para o quadro de funcionários do Everaldo em Novembro de 2010, quando foi destacada para ficar no LIED. Com a posse da nova diretoria da escola, a mesma foi convidada para o cargo de Secretária e aceitou o desafio.

Com experiência na educação, Idaléa já trabalhou como funcionária da educação no vizinho do Estado do Pará durante alguns anos. No município de Santana, ela ja desempenhou suas atividades na Escola Joanira Del Castillo e também como Diretora de uma ONG, o Núcleo Educacional Paraíso do Saber.