sábado, 24 de março de 2012

Pela internet...

...encontramos bons questionamentos sobre quais rumos a Educação deverá seguir.  Eu encontrei esse texto do Professor Júnior Ribeiro , funcionário público do quadro efetivo da Rede Estadual e ministra a disciplina Química na Escola Raimunda Virgulino. O texto trata de uma "Nova" tendência que toma conta das escolas públicas, o chamado "Ensino Médio Inovador", leia o texto na íntegra.


Olhem o que sugere o Ensino Médio Inovador quanto a impactos e transformações desejáveis:

1. Superação das desigualdades de oportunidades educacionais;
2. Universalização do acesso e permanência dos adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio;
3. Consolidação da identidade desta etapa educacional, considerando as especificidades desta etapa da educação e a diversidade de interesses dos sujeitos;
4. Oferta de aprendizagem significativa para adolescentes e jovens, priorizando a interlocução com as culturas juvenis.

Pois bem. Vamos por partes:

1. Superar desigualdades de oportunidades educacionais, com governos que priorizam, compra de carros de polícia e shows pirotécnicos, assistencialismo barato com oferta de bolsa de tudo que é coisa, ao invés de investir lá na educação infantil até o ensino médio? Quem prioriza? Povo educado não dá voto fácil e não vende seu voto!

2. Universalizar o acesso é dever e obrigação dos governos, fazer permanecer um aluno na escola pública o ano inteiro, sem oferecer a ele, qualidade de vida, emprego digno a seus pais, moradia digna, saneamento da sua rua, do seu bairro, condições de se locomover para escola em um transporte público de qualidade, alimentação decente, tanto na sua casa, quanto na escola, se bem que na escola, quando dizem da tal merenda regionalizada, acho até graça, mas voltando ao assunto, esse adolescente vai ter condições físicas, psicológicas de permanecer em uma escola, quando na sua casa, ele passa fome, o esgoto é a céu aberto, as ruas são esburacadas, lamacentas, ás vezes, moram em locais de ressaca e desumanos? Acho que não! Esse aluno vai ter que ir trabalhar pra ganhar um salário mínimo e ajudar no orçamento da família, prejudicando sua vida escolar e acarretando evasão.

3. Pra que serve o ensino médio? Pergunta que muita gente não sabe responder. Para a maioria dos "Pensadores" em Educação a identidade do ensino médio define-se na superação do dualismo entre propedêutico e profissionalizante. Bonito né? Mas e na prática? Funciona todo esse blá blá blá? Ensino médio deveria ser uma ponte pra que o estudante entrasse diretamente em uma Universidade, Instituto, Faculdade, Centro de Ensino Superior, o que seja, com acesso garantido e definido pelo seu rendimento durante toda sua vida escolar, garantindo assim, acesso à Universidade, principalmente Pública e de Qualidade, universalizando o Ensino Superior a todos, evitando assim que "Faculdades" de fundo de quintal se instalem, não na busca de ganharem dinheiro, como vemos hoje em dia, com tantas faculdades, que perdemos até a conta de quantas existem no país, para formarem realmente profissionais competentes e com capacidade para fazer as "transformações" que tanto os governos buscam.

4. Ofertar aprendizagem significativa para adolescentes e jovens em escolas que não oferecem o mínimo de conforto aos estudantes? Como? Salas quentes, mal estruturadas, laboratórios mal equipados, bibliotecas com literaturas obsoletas e defasadas, como conseguir essa tal aprendizagem significativa? Priorizar a interlocução com as culturas juvenis. Isso sim, muitos professores, digo guerreiros o fazem, em um esforço brutal, mesmo lutando com todas as adversidades impostas pelos governos que não priorizam e não investem em educação de qualidade. Quantas vezes vemos professores fazendo coleta pra ajudar a comprar algo pra escola, enquanto os governantes assistem e agradecem?

Essa não é só minha indignação, mas acredito ser de muitos outros companheiros de Educação, quando vejo que programas e mais programas "Educacionais" são impostos pelos "TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO" sem que nunca tenham entrado em uma sala de aula ou estado dentro de uma escola. Fico triste quando vejo que esses programas são implementados na maioria das vezes, por que, mais verbas virão para o estado, e que terão que ser implementados sem consultar a quem ais interessa, a comunidade escolar, e mais precisamente o estudante, o maior PREJUDICADO!
 
http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=319991788063013&id=100001565836347

e você leitor do Blog, o que acha?

#ficaadica

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição filantrópica, mantida pelo empresariado nacional, de assistência social, sem finalidades lucrativas, que trabalha em prol da juventude estudantil brasileira.

O maior objetivo do CIEE, nestes 48 anos de existência é encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior oportunidades de estágio ou aprendizado, que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.

Clique no Link abaixo e acesse o Portal do CIEE no Amapá.

sexta-feira, 23 de março de 2012

O estudante Fala e o Blog Registra !

fotos sem o uso de flash
 Hoje alguns alunos da turma 233 questionaram, e com razão, a falta de estrutura de sua sala de aula. Desde o início das aulas a referida sala está parcialmente no escuro pois estão faltando uma fileira de luminárias o que dificulta a visão já que a turma funciona no turno da noite. Se já não batasse a questão das luminárias, ainda por cima, os ventiladores também pifaram ficando funcionando apenas dois(imaginem o calor).

Não é de hoje que a escola carece de uma grande reforma, e não apenas uma "maquiagem". Desde que a escola foi inaugurada ela sofreu pequenos reparos, seu projeto original foi modificado porém aleatóriamente. Por conta dessas mudanças desordenadas, parte da estrutura física e elétrica ficou comprometida.

O Blog entrou em contato com a Diretora Marcione Pantoja, que explicou que providências já estão sendo tomadas e até segunda as luminárias serão repostas e os ventiladores consertados.

fotos sem o uso de flash
A diretora também contou que parte desses problemas com luminárias e outros equipamentos eletrônicos, acontecem em decorrência da parte elétrica que está comprometida. Marcione, diz que fez uma verdadeira peregrinação pela SEED na tentativa de sensibilizar o Gestor Maior da Educação, essa atitude parece que surtiu efeito, já que o Secretário de Educação afirmou que a escola está na lista das escolas que serão reformadas, ou seja,  finalmente sairá a tão sonhada reforma.

A princípio, o Coordenador Geral da Rede Física da SEED deu o prazo de 60 dias para o incio dos trabalhos, primeiro pela rede elétrica, depois forro, telhado e assim sucessivamente. #oremos

quinta-feira, 22 de março de 2012

ONG TRANSPARÊNCIA AMAPÁ – CONVITE DE LANÇAMENTO


O Amapá finalmente terá sua ONG de controle da gestão pública: é a TRANSPARÊNCIA AMAPÁ, ONG criada no final de 2011, por um grupo de idealistas que pretendem ver o Amapá o mais limpo e livre possível do câncer da corrupção, que assola o nosso Estado.

Essa ONG foi construída pelos mais diversos setores de nossa sociedade, e seu estatuto não admite que os associados tenham qualquer filiação partidária.

Por ocasião do evento de lançamento da ONG, que acontecerá no dia 13 de abril, às 09:00hs, no auditório da UEAP, com a presença de dois representantes da ONG AMARRIBO, que falarão sobre os “Mecanismos de Controle Social, Engajamento e Capacitação da Sociedade para o Controle da Gestão Pública”, poderão os participantes se filiarem à TRANSPARÊNCIA AMAPÁ.

Se você tiver interesse, consulte nosso blog, ainda em construção: www.transparenciaap.blogspot.com

quarta-feira, 21 de março de 2012

Será que a Ideia pega?

 

Salvador - Vitória da Conquista (BA) vai ser a primeira cidade do País a monitorar seus estudantes por meio de chips eletrônicos, que vão avisar pais e responsáveis sobre a frequência dos estudantes nas escolas. Os Uniformes Escolares Inteligentes foram apresentados terça-feira pela Secretaria de Educação do município. Eles trazem o chip instalado no escudo da escola ou na manga da camisa.

Com a tecnologia de Rádio-Frequência de identificação (RFID), os chips serão identificados por sensores instalados na entrada das escolas. Imediatamente, o sistema da escola e os celulares cadastrados pelos pais ou responsáveis pelos estudantes receberão uma mensagem, comunicando a chegada ou saída do aluno da instituição.

Segundo o secretário de Educação do município, Coriolano Moraes, o investimento na tecnologia foi de R$ 1,2 milhão e contemplará, a partir da próxima semana, alunos de 25 escolas municipais, das 203 da rede. A expectativa é que todos os 43 mil estudantes da rede, de entre 6 e 14 anos, tenham os novos uniformes até o ano que vem. "Além de promover o melhor controle da frequência escolar, este é um projeto que reaproxima os pais do ambiente escolar", acredita o gestor.

"Notamos ao longo dos anos que muitos pais ficavam surpresos quando as escolas informavam a baixa frequência de seus filhos às aulas", afirma Moraes. "Com o novo sistema, vamos intensificar o controle sobre os estudantes, evitando que eles fiquem nas ruas", acrescentou.

Atenção Assembléia Geral !!!!


Ficam convocados os Funcionários, Pessoal do Magistério e Pais de alunos, bem como as demais pessoas da comunidade interessadas nos problemas da educação, para participar de uma Assembléia que ocorrerá Sábado dia 24/03/2012 às 17:00h, no Pátio da Escola e que terá como pauta a Eleição da Nova Diretoria do Caixa Escolar.


Atenciosamente,

A Direção

terça-feira, 20 de março de 2012


Da Redação
Agência Amapá


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoverá no período de 20 a 22 de março a programação referente à Semana da Água, intitulada "Água; um recurso cada vez mais ameaçado".

O evento tem como objetivo ampliar as discussões com as instituições responsáveis pela Gestão de Políticas Públicas voltados à temática água no Estado, subsidiando as escolas a inserir a temática ambiental no projeto pedagógico, de forma transversal e interdisciplinar, de acordo com o que preconiza a Lei 9795/99 (Política Nacional de Educação Ambiental).

O público-alvo são alunos e professores e equipe gestora das escolas estaduais de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, especificamente as localizadas no entorno da orla dos bairros Santa Inês e Perpétuo Socorro, além das que implantaram o programa Com-vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) na escola e outras situadas em áreas de ressaca.


Confira a programação

Dia 20 de março de 2012 (3ª feira)

Local: Auditório da Seed

Hora: 14:30 - Abertura do evento

Composição da Mesa - palavra das autoridades presentes

Apresentação artística (alunos da comunidade Torrão do Matapi)

15h30 - Lanche

16h - Mesa Redonda: Temática - Água: um recurso cada vez mais ameaçado

- Palestrantes: representantes dos órgãos: Seed / profª esp. Hiltrudes de Paula Silva; CVS / Sesa / técnico Dalton Salles João Moutinho; Sema / técnico em recursos hídricos Benedito de Assis Coelho; Ueap / professora: Elizandra Matos Cardoso (curso de Engenharia de Pesca); Caesa / representante a confirmar

17h30 - Debate

18h - Encerramento

Dia 21 de março de 2012 (4ª feira)

Local: Museu Sacaca

Hora: 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 18h

8h30 às 9h30 - Palestra no auditório com técnico da Caesa (Alexsandro Cunha)

10h às 18h - Visitação no Museu

14h30 às 15h30 - Palestra no auditório com técnico da Caesa (Alexsandro Cunha)

16h às 17h - Visitação no Museu
Passeio de barco

Dia 22 de março de 2012 ( 5ª feira)

Hora: 15h

Local: Orla de Macapá

Realização do Projeto Olhe a Orla - Sema / Seed / Ueap

Participação das escolas da Orla de Macapá: E.E. Maria Ivone de Menezes, E.E. Maria Deuzuite Cavalcante, E.E Antônio Cordeiro Pontes, E.E. Barão do Rio Branco, E.E. José de 
Alencar, E.E. Santa Inês

Caminhada Ecoáguas pela Orla de Macapá

Coleta de resíduos sólidos

Encerramento: Show Cultural (Praça do Forte)

Adryany Magalhães/Seed
Da Redação
Agência Amapá

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promove no monumento Marco Zero do Equador, no período de 21 a 23 deste mês, a programação "A Escola vai ao Meio do Mundo". O evento faz parte do projeto Equinócio das Águas e será realizado com alunos de escolas públicas de Macapá e Santana.

Os estudantes serão monitorados por 12 técnicos da Setur e recepcionistas que prestam serviço no Centro de Atendimento ao Cliente (CAT) do Monumento Marco Zero.

A programação promete momentos marcantes como a realização de palestras, troca de experiências, apresentação teatral, visitação ao planetário, explicação e simulação dos fenômenos do equinócio por parte dos acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap), observação monitorada da projeção dos raios solares no obelisco e de curiosidades da localização do meio do mundo.
As palestras a serem apresentadas serão: Observação Astral Monitorada, Conhecimento do Universo e Educação Ambiental, e Desempenho cômico sobre a apresentação da Flora e Fauna Amazônica.

As palestras serão ministradas por Germano Bruno Afonso, astrônomo do Museu da Amazônia (Musa) e pesquisador de Etnoastronomia (Astronomia Indígena) e Arqueoastronomia. Formado em Física, é Mestre em Ciências Geodésicas, Doutor em Astronomia e tem pós-doutorado em Astronomia.

A secretária de Estado do Turismo, Helena Colares, explica que a programação acontecerá no Monumento Marco Zero, para que os alunos conheçam o espaço e saibam a importância do monumento para a educação, cultura e o turismo amapaense.
"Nossa meta é aproximar essas instituições de ensino, proporcionando aos jovens conhecimentos relacionados ao local e explicar que o Marco Zero é nosso e deve ser visitado com frequência por todos", diz Helena.

Programação
Data: 21/03 (quarta-feira)
Turnos da manhã e tarde: "A Escola vai ao Meio do Mundo"
Turno da noite: a partir das 18h, concentração do encerramento da caminhada do "Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial".
A partir das 19h, apresentação cultural (violão e voz).

Data: 22/03 (quinta-feira)
Turnos da manhã e tarde: "A Escola vai ao Meio do Mundo".
Turno da noite: a partir das 19h, apresentação cultural (violão e voz).

Data: 23/03 (sexta-feira)
Turnos da manhã e tarde: "A Escola Vai ao Meio do Mundo"
Turno da noite: a partir das 18h, ocorrerá ciclo de palestras voltadas para acadêmicos e população em geral.
A partir das 21h, apresentação cultura (Escola de Samba e Pagode)

Cristiane Mareco/Secom

quarta-feira, 14 de março de 2012

O Blog Indica Também

Como hoje é o Dia da Poesia, gostaria de compartilhar um poema da Professora Macioni Benjamin. O blog tem um nome bem bacana "Escrever é uma pedra lançada num poço fundo". Abaixo um dos poemas de Macioni.


Essência
Se o mundo me quiser compreender,
terá então que se desfazer,
Permitir-se imperfeito.

Não há conselhos,
Não há passos a seguir,
nem consultas a fazer.

Se este for definido, planejado, constante...
Então a mim será mais distante.

Se o fizer de ímpeto,
canto ou verso improvisado,
Saber-me-á concluído,
atingido em todo à parte.

Sei-me sonhos,
esperançando caminhos e,
em meio às loucuras do mundo,
erguendo sempre os pedaços.

Medo?
NUNCA!
Este não me é um espaço.
 
Macioni Benjamin

terça-feira, 13 de março de 2012



 Do UOL*, em São Paulo 

Sindicatos de professores ligados à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) planejam uma greve nacional entre amanhã (14) e sexta-feira (16) para exigir o cumprimento da Lei do Piso. O novo valor anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) é de R$ 1.451. O protesto também defende um maior investimento público em Educação.
A paralisação deve atingir escolas públicas das redes estaduais e municipais de todo o país. O presidente da CNTE, Roberto Franklin Leão, destaca que o movimento pode ser ampliado, por tempo indefinido, conforme as assembleias da categoria em cada Estado.
Segundo um levantamento feito com as secretarias de educação dos Estados, nove deles ainda não pagam o piso nacional dos docentes. Pelas contas dos sindicatos, são 17 Estados que não cumprem a Lei .

Os professores do Distrito Federal, que são os mais bem pagos do país (R$ 2.314), entraram em greve na última segunda-feira (12). Uma das razões da paralisação é o não cumprimento da equiparação salarial com outras carreiras de nível superior do GDF (Governo do Distrito Federal). O acordo para a isonomia foi feito em abril de 2011, entre o Sinpro (Sindicato dos Professores do Distrito Federal) e o governo.
No Piauí, em Goiás e em Rondônia os professores também estão em greve.
(*Com informações da Agência Brasil)

do Blog da Alcinea Cavalcante

Amanhã é o dia

Amanhã, 14 de março, é o Dia Nacional da Poesia e o Movimento Poesia na Boca da Noite convida todos os poetas e amantes da poesia para fazer de Macapá a capital da poesia nesta quarta-feira.
Vamos, todos juntos, espalhar poesia, ternura, amor e lirismo em todos os cantos da cidade.

Que tal enfeitar árvores do seu bairro com poesia? Que tal fazer um pequeno varal no seu local de trabalho, na parada de ônibus perto da sua casa, na sua escola? Que tal “esquecer” um livro de poesia na parada de ônibus ou em qualquer lugar? Já imaginou quantas pessoas terão acesso à poesia se você fizer isso? Levando poesia você estará levando amor e ternura pra tanta gente. E há tanta gente precisando de amor.

Ah, do que você fizer se puder faça fotos e mande para o e-mail alcinea.c@gmail.com que postaremos aqui no blog.

Se tiver um tempinho (e tempo quando se quer se arranja) dê uma passadinha na Praça Barão do Rio Branco a partir das 10h. Lá, das 10h até a boca da noite, poetas e amantes da poesia estarão lendo, declamando e dizendo poesia. Haverá também na Praça uma Feira de Livros. Se você tem algum livro publicado leve-o para Feira para expor ou vender e leve também alguns poemas seus ou do seus poetas preferidos para ler, declamar ou enriquecer o varal.

Atendendo ao convite do Movimento Boca da Noite, o diretor da escola Lima Neto, pedagogo Ronan Almeida, fará um grande e belo caminho da poesia por toda a escola, que fica no bairro Infraero II. Na entrada será montado um varal e nos três turnos de aula professores e alunos declamarão poemas.

A presidente da Confraria Tucuju, advogada Telma Duarte, vai presentear os colegas e servidores do Ministério Público Estadual com 200 poemas impressos de vários autores amapaenses.

A poetisa Jhenni Quaresma informou que junto com amigos e professores vai enfeitar a Escola Tiradentes com várias poesias e espalhar algumas pela Cidade.

Um grupo de professores da Educação Continuada vai deixar a Praça Floriano Peixoto mais bela pendurando poesias nas árvores.
E você? O que vai fazer?

domingo, 11 de março de 2012



Nove Estados ainda não pagam valor do piso nacional dos professores para 2012

Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil, em Brasília

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última semana o valor do piso nacional do magistério para 2012: R$ 1.451. Mas apenas em 18 unidades da Federação os professores da rede estadual receberão na folha de pagamento de março valor igual ou superior ao definido pela lei (veja quadro abaixo). Levantamento feito pela Agência Brasil, com informações repassadas pelas secretarias estaduais de Educação, mostra que 12 estados já praticavam valores superiores ao estipulado para este ano e seis reajustaram a remuneração do seu quadro logo depois que o MEC anunciou o aumento.

 

Confira os pisos pagos

Acre R$ 1.451*
Amapá R$ 1.085
Amazonas R$ 1.905
Pará R$ 1.451*
Rondônia R$ 2.011
Roraima R$ 2.142
Tocantins R$ 1.329
Alagoas R$ 1.187
Bahia R$ 1.187
Ceará R$ 1.270
Maranhão R$ 1.451*
Paraíba R$ 1.737
Pernambuco R$ 1.451*
Piauí R$ 1.187
Rio Grande do Norte R$ 1.451*
Sergipe R$ 1.451*
Distrito Federal R$ 2.314
Goiás R$ 1.460
Mato Grosso R$ 1.760
Mato Grosso do Sul R$ 1.489
Espírito Santo R$ 1.540
Minas Gerais R$ 2.200
Rio de Janeiro R$ 1.732
São Paulo R$ 1.894
Paraná R$ 1.233**
Santa Catarina R$ 1.281
Rio Grande do Sul R$ 791
  • Fonte: secretarias estaduais de Educação
  • *Reajuste aprovado será pago na próxima folha
  • **Valor informado pelo sindicato da categoria no estado
A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determina um valor mínimo que deve ser pago aos professores da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. Pelas regras, o piso deve ser reajustado anualmente a partir de janeiro, tendo como critério o crescimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Entre 2011 e 2012, o índice foi 22% e o valor passou de R$ 1.187 para R$ 1.451.

Governos estaduais e prefeituras alegam dificuldade para pagar o novo piso e 11 ainda não garantem a remuneração mínima. No Ceará, o estado pagava o valor do piso até 2011 mas, com o reajuste, aguarda a aprovação de um projeto de lei pela Assembleia Legislativa para aumentar a remuneração dos profissionais. Em Alagoas, o piso também era cumprido até o ano passado e segundo nota divulgada pela Secretaria de Educação, “o desejo do governo é continuar pagando”, mas antes será feito “um estudo do impacto financeiro da implantação”. A mesma situação se repete em Santa Catarina.
O Piauí também pagava o piso até 2011 e, segundo a secretaria, deverá começar a cumprir o novo valor a partir de maio. O governo do Amapá informou que está em negociação com o sindicato da categoria para definir como se dará o reajuste para atingir o piso.

O Rio Grande do Sul, a Bahia e o Tocantins não têm previsão de quando irão cumprir os R$ 1.451 determinados para 2012. A Secretaria de Educação do Paraná se negou a informar quanto recebem os profissionais de nível médio, alegando que a maioria do quadro tem nível superior. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), os professores com nível médio e jornada de 40 horas – parâmetro estipulado pela Lei do Piso – têm vencimento inicial de R$ 1.233, portanto, abaixo do valor definido para 2012.

“O fato de nove estados ainda não pagarem o piso mostra que os gestores públicos ainda não entenderam a importância dessa lei para termos uma educação de qualidade no país. É a prova de que as leis no Brasil costumam ser esquecidas. Quatro anos depois da lei aprovada, o gestor dizer que agora vai fazer um estudo orçamentário para ver como pagar é um desrespeito aos trabalhadores e ao Estado brasileiro”, criticou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão. A entidade planeja uma paralisação da categoria na próxima semana para cobrar o cumprimento da lei.

A situação mais crítica é a dos professores da rede estadual gaúcha que recebem piso de R$ 791 – o menor do país. De acordo com o governo do estado, o problema ocorre porque o vencimento básico dos professores ficou “achatado” ao longo dos anos. Para “inflar” o salário, a remuneração total é composta por extras, como gratificações a abonos. Mas a Lei do Piso determina que o valor mínimo se refere ao vencimento inicial e não pode incluir na conta esses adicionais. A Justiça do estado determinou que o governo pague conforme determina a regra.

A Lei do Piso prevê complementação da União caso o município ou estado comprove que não tem capacidade financeira para pagar o piso a seus professores. Para isso, precisa atender a critérios como, por exemplo, ter um plano de carreira para os docentes da rede e investir 25% da arrecadação de tributos em educação, como determina a Constituição. De acordo com o MEC, nenhum estado entrou com pedido de complementação após o reajuste do piso.

Dez fatos que você não sabia sobre a Educação no Brasil

Pra quem gosta de curiosidades, dá uma olhadinha no link !

http://educacao.uol.com.br/album/120228_curiosidades_educacao_album.htm


Professores programam paralisação de três dias para cobrar cumprimento do piso

Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil, em Brasília




Na próxima semana, professores de todo o país planejam uma paralisação de três dias para cobrar de governos estaduais e prefeituras o pagamento do piso nacional do magistério. A lei que instituiu uma remuneração mínima para profissionais da rede pública foi aprovada em 2008, mas ainda hoje causa polêmica. Estados e municípios alegam não ter recursos para pagar o piso, especialmente agora que o Ministério da Educação (MEC) anunciou o valor para 2012 – R$ 1.451 - , com um reajuste de 22%.
A categoria irá cruzar os braços entre os dias 13 e 16 de março (de quarta a sexta-feira). Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, o fato de alguns estados ainda não cumprirem a lei reforça a necessidade de um “movimento forte” por parte da categoria para reivindicar melhorias na remuneração.

“Eles [gestores públicos] entendem que a lei precisa ser cumprida a partir do enfrentamento, da mobilização. Chega de brincar que estão valorizando o professor”, reclama Leão. Nos estados e municípios em que a Lei do Piso já é cumprida, o presidente da CNTE avalia que a mobilização deverá ser menos intensa, com foco nas reivindicações locais, inclusive a construção de planos de carreira. “Nosso intuito não é a paralisação pela paralisação, mas onde houver necessidade”, explicou. As atividades são organizadas pelos sindicatos locais e incluirão manifestações nas sedes dos governos, passeatas e outros atos públicos.

Três em cada dez alunos que deveriam estar no ensino médio estão no fundamental

Da Redação do Todos Pela Educação*



Cerca de um terço (31,9%) dos alunos que deviam estar no ensino médio não conseguiram concluir a etapa anterior, o ensino fundamental. Os dados fazem parte da edição de 2009 da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foram elaborados pela área de Estudos e Pesquisas do Todos Pela Educação.
De acordo com os dados, 50,9% dos jovens de 15 a 17 anos estão no ensino médio, etapa apropriada para a faixa etária em questão. Uma parcela (0,7%) concluiu a educação básica e está em cursos pré-vestibulares ou no ensino superior. Entretanto, 0,2% dos estudantes ainda cursam a etapa de alfabetização, e 1,2% a educação de jovens e adultos no nível fundamental. Além disso, 14,8% dos jovens estão fora da escola. Os dados podem ser observados na tabela abaixo:

Distribuição das etapas de ensino dos alunos de 15 a 17 anos

Etapa de ensino Número de alunos de 15 a 17 anos %
Ensino fundamental 3.315.658 31,9%
Ensino médio 5.295.192 50,9%
Alfabetização de jovens e adultos 21.883 0,2%
Educação de jovens e adultos - fundamental 124.216 1,2%
Educação de jovens e adultos - médio 23.137 0,2%
Ensino superior 62.361 0,5%
Pré-vestibular 17.127 0,2%
Não estudantes 1.539.811 14,8%
No Brasil, as taxas de estudantes de 15 a 17 anos no ensino médio, também chamadas de taxas líquidas de matrícula nesta etapa da educação básica, variam bastante conforme a região. Pelos dados, no Norte e no Nordeste do País, apenas quatro em cada dez jovens desta faixa etária está no ensino médio.

Taxas líquidas de matrícula

Região Ensino médio
Norte 39,1%
Nordeste 39,2%
Sudeste 60,5%
Sul 57,4%
Centro-Oeste 54,7%
BRASIL 50,9%

Dados comparativos do Censo 2010

Segundo o Censo 2010, a taxa de atendimento dos jovens de 15 a 17 anos alcançou o patamar de 83,3%. Pela Emenda Constitucional nº 59, até 2016, a educação básica deve ser universalizada dos 4 aos 17 anos. Assim, o desafio para os gestores é grande.
No Norte do país, o percentual de atendimento é o mais baixo, com 81,3% dos jovens de 15 a 17 anos na escola. Já o Sudeste tem a taxa de acesso à escola mais alta nesta faixa etária: 85%.
Em dez anos, a frequência à escola nesta faixa etária aumentou 7%. “Se o ritmo de crescimento não for mais acelerado, não conseguiremos ter nem 90% dos jovens na escola nos próximos dez anos”, afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação.

Taxas de atendimento escolar das populações de 15 a 17 anos para o Brasil e regiões, segundo os Censos 2000 e 2010

Região 2000 (em %) 2010 (em %) Crescimento (em %)
Norte 73,1 81,3 11,2
Nordeste 77,3 82,8 7,1
Sudeste 80,4 85,0 5,7
Sul 75,5 81,4 7,8
Centro-Oeste 77,2 83,1 7,7
BRASIL 77,9 83,3 7,0
A universalização do atendimento escolar é analisada pela Meta 1 do Todos Pela Educação que diz que toda criança e todo jovem, de 4 a 17 anos, devem estar na escola.



*O Todos Pela Educação é um movimento que congrega a sociedade civil, educadores e gestores públicos pela exigência de uma educação básica de qualidade para crianças e jovens.



fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/03/09/tres-em-cada-dez-alunos-que-deveriam-estar-no-ensino-medio-estao-no-fundamental.htm

sábado, 10 de março de 2012

Será que agora a Educação Avança?

Do Site da Agência Amapá - http://www.agenciaamapa.com.br/ 


 Da Redação
Agência Amapá


O secretário de Estado da Educação, Adalberto Carvalho Ribeiro e as secretárias adjuntas de Gestão, Lúcia Aparecida Furlan e a de Políticas da Educação, Elda Gomes Araújo, reuniram-se nesta sexta-feira, 9, no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, com os diretores de escolas estaduais dos municípios de Macapá e Santana.

Um dos objetivos da reunião foi apresentar a nova equipe que está compondo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), além de tratar de assuntos relacionados ao Censo Escolar e ao programa de governo Professor Conectado.

Na ocasião, foram apresentados os novos coordenadores que passam a integrar a equipe da Seed. Na Coordenadoria de Desenvolvimento e Normatização das Políticas Educacionais assume Deusamirtes da Silva Moura; a Coordenadoria de Educação Básica e Profissional passa a ser comandada pela professora Rosinete Rodrigues, e a Coordenadoria de Recursos Humanos pela professora Karen Uchoa da Luz.

A secretária adjunta de Gestão disse que está pronta para ser cobrada a altura daquilo que estiver ao seu alcance, e que quando não tiver a resposta ela vai buscar uma solução. "Ao falar nosso currículo nessa reunião, não quer dizer que somos melhores do que ninguém. Apenas estamos dizendo que vocês podem recorrer a nós nessas áreas na qual tivemos a oportunidade que ainda não tiveram", declarou.
Segundo a secretária adjunta de Políticas da Educação, em cinco dias na Secretaria de Educação já teve experiências marcantes. "Avançamos muito no campo educacional, mas vocês, diretores, e suas equipes vão colaborar conosco, pois ninguém faz nada sozinho", declarou Elda.

O secretário de Estado da Educação disse que o governador Camilo Capiberibe lhe deu missão de criar um Projeto Pedagógico para a Educação no Amapá. "Iremos resgatar os conselhos escolares. Dentro de alguns dias, vamos assinar um Termo de Cooperação Técnica com a Caesa para que seja analisada a qualidade da água que é utilizada nas escolas e também estamos com o projeto de resgatar a Polícia Comunitária Escolar, onde teremos uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública em alguns dias. Todas essas medidas e outras, como a decisão do governo de pagar o Piso Salarial Nacional ainda este ano, são iniciativas que visam melhorar os indicadores educacionais", discursou Ribeiro.

O secretário irá montar uma agenda específica para receber os diretores de escolas estaduais e conhecer os problemas que os mesmos vêm enfrentando.

Adryany Magalhães/Seed

Homenagem as Mulheres Everaldo 2012



Uma pequena Homenagem as Grandes Mulheres que fazem parte da Família Everaldina!

terça-feira, 6 de março de 2012

Estágio na Eletrobrás


De 1º a 11 de março estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de estágio na Eletrobras Eletronorte.

O Processo destina-se a selecionar estudantes dos níveis Médio Regular, Médio Profissionalizante e Superior das instituições de ensino que possuem Acordo de Cooperação Técnica com a Eletrobras Eletronorte para realizar estágio nas localidades de Brasília/DF, São Luís/MA, Imperatriz/MA, Tucuruí/ PA, Santarém/PA, Samuel/RO, Porto Velho/RO, Palmas/TO, Macapá/AP, Rio Branco/AC, Cuiabá/MT, Jauru/MT e Rondonópolis/MT.

Os candidatos e as candidatas somente poderão concorrer às vagas nas cidades onde estão localizadas as instituições de ensino que possuem Acordo de Cooperação Técnica com a Eletrobras Eletronorte; ser matriculado nas instituições de ensino que possuem Acordo de Cooperação Técnica com a Eletrobras Eletronorte; ter mínimo de 16 (dezesseis) anos completos; ser aluno ou aluna com matrícula regular em um dos cursos/ênfases das Instituições de Ensino Conveniadas; ter disponibilidade para realizar o estágio em 4 (quatro) horas contínuas; ter cumprido os requisitos mínimos de cada nível, conforme: Nível Médio Regular: estar cursando o terceiro ano. Nível Médio Profissionalizante: estar cursando o último ano, penúltimo módulo, ou ter a exigência do estágio para conclusão do curso. Nível Superior: Ter concluído o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) e no máximo 80% (oitenta por cento) de créditos exigidos para o curso. Somente serão considerados os créditos cursados. Créditos em curso ou em andamento não serão considerados para cálculo.
Para Macapá as vagas são as seguintes:
 
-Nível Médio Regular na área administrativa: 30 vagas;
 
-Nível Médio Profissionalizante do Curso Técnico em Informática com ênfase em manutenção: 30 vagas

-Nível Superior: Administração de Empresas (20 vagas); Comunicação/ jornalismo (5); Design Gráfico (5); Direito (5); Pedagogia (10); Serviço Social (15); Sistema de Informação (5).

 Em caso de dúvida, entrar em contato com a Coordenação da Comissão Organizadora do Processo Seletivo em Macapá: Telefone (96) 3082-4403.

(Assessoria de Comunicação)

segunda-feira, 5 de março de 2012

O Blog Indica !

Quer saber notícias sobre Santana? então acesse o novo Blog do Emanoel Jordânio.


O Blog de Volta !!!!!

 Depois de um período bem parado, o Blog está de volta para cumprir com sua função de Apresentar e Informar toda a comunidade sobre os eventos e atividades que acontecem na Escola Everaldo, e olha temos muita coisa a compartilhar com vocês!!!. Também estarei contando com uma nova abordagem e contaremos uma participação maior dos alunos. Então espero contar com a sua visita e com suas sugestões.