quinta-feira, 3 de março de 2011

GOVERNADOR ASSINA CONVÊNIO COM ESCOLAS FAMÍLIA
Acordo vai beneficiar cinco Escolas Família Agrícola (EFA), que irão iniciar as aulas com merenda escolar, transporte e prédio com manutenção

O presidente da Rede de Apoio às Famílias Agrícolas do Amapá (Raefap), Nonato Jardim, assinou convênio na manhã desta terça-feira, 1º de março, com o governo do Estado no valor de R$ 3,2 milhões. O convênio vai beneficiar as cinco Escolas Família Agrícola (EFA), que irão iniciar as aulas com merenda escolar, transporte e prédio com manutenção. O governador Camilo, através da Secretaria de Planejamento (Seplan), fez atualização do convênio com a garantia de que os pagamentos não irão atrasar.

“O trabalho realizado nas Escolas Famílias é muito importante. Os educadores cumprem papel fundamental e vamos valorizar. Os homens do campo são educados para que não tenham que sair da zona rural, que apliquem o que aprenderam no próprio lugar onde nasceram. Precisamos desenvolver o setor primário, e para isso eles precisam continuar no campo, mas sendo escolarizados”, disse o governador. Ele refere-se ao método aplicado, conhecido como Pedagogia da Alternância, que dá educação voltada para o aprendizado rural.

Cerca de 700 alunos, a partir de 10 anos de idade, estudam nas EFA dos quatro distritos onde funcionam. Elas oferecem ensino primário, médio e profissionalizante. Em 2010, o governo estadual atrasou o repasse de recursos por sete meses, o que causou a inadimplência dos coordenadores das Escolas junto a fornecedores. O repasse vai permitir que parte destes débitos seja pago.

Segundo o governador Camilo, com a garantia de início das aulas com o essencial, sua equipe trabalha agora para que a educação se fortaleça mais no campo. Para isso, ele vai estudar o projeto de expansão das escolas para que mais alunos tenham a oportunidade de se profissionalizar. “Queremos que em 2012 tenhamos autonomia nas ações. Este ano é difícil, mas no próximo já é possível. Queremos que os educadores cumpram seu papel social de educar e garantam os direitos do homem do campo”, ressaltou Camilo Capiberibe.

Ele aproveitou mais uma vez para reafirmar que os 35 contratos dos professores estão certos e com a indicação da direção das EFA. Esse foi um dos pedidos feitos pelos representantes da Reafap, que os professores tivessem afinidade e compromisso com a educação da zona rural. Anteriormente marcada para iniciar nesta terça-feira, 1º de março, as aulas foram adiadas para o próximo dia 14 de março. 
Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação



http://www4.ap.gov.br/jsp/noticias/news.jsp?ref=12233&dtDay=2011-03-01

Nenhum comentário: