terça-feira, 21 de setembro de 2010

Aparelho digital priva cérebro de repouso e prejudica aprendizagem, diz pesquisa

A tecnologia permite aproveitar com algum entretenimento esperas em fila, corridas em academia ou deslocamentos em ônibus. Porém, cientistas norte americanos apontam para um efeito colateral: quando as pessoas mantêm o cérebro ocupado com dados digitais, desperdiçam as pausas que lhes permitiriam aprender melhor, lembrar de informações e até mesmo ter novas ideias.

Uma experiência feita da Universidade da Califórnia (UC), em São Francisco, mostrou que quando cobaias fazem uma nova experiência, seus cérebros registram novos padrões de atividade. Mas só quando descansam elas processam esses padrões de modo a criar uma memória persistente.

Um cérebro é constantemente estimulado pode ter dificuldades no processo de aprendizagem, segundo Loren Frank, do Departamento de Fisiologia da UC.

As pessoas aprendem melhor depois de uma caminhada na natureza do que em um ambiente urbano, segundo um estudo da Universidade de Michigan. Isso pode sugerir que o processamento de muitas informações cansa.

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fonte: http://aprendiz.uol.com.br/content/gecifrespe.mmp

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