Na noite de quinta, 23 de Setembro ocorreu na escola a palestra organizada pelo Comitê Eleições Limpas. A palestra foi ministrada pelo funcionário do Ministério Público Federal, Edinaldo Batista. O comitê foi criado com o intuito de informar aos estudantes sobre a importância do voto consciente e é composto por 12 orgãos sendo eles MPF, OAB, ICONEL, MCCE, DPU entre outros.
A palestra que tem duração de 90 minutos, tenta fazer com que os alunos reflitam sobre o poder que eles têm com o seus votos. Analisar as propostas, pesquisar sobre projetos apresentados, inclusive dando discas de busca no Google, verificar a ficha dos candidatos são alguns dos exemplos do que a população pode e deve fazer antes de ir as urnas.Em alguns momentos da palestra foram usados alguns exemplos ocorridos em nosso estado, como os recentes casos de corrupção,que em muitos momentos serviram como base de questionamento foram citados durante a palestra, exemplos de como o estudante deveria agir diante uma tentativa de compra de voto também foram expostos.
Para o Comitê essa interação com os estudantes secundaristas, é ideal pois a maioria irá vtar pela primeira vez, alé do fato de que muitos ainda não escolheram em que votar. Muitos inclusive votam, na maioria da vezes em que seus pais indicam, ou em muitos casos escolhem qualquer número pra votar no dia da eleição.
Como no turno da noite existem 12 turmas de Ensino Médio a palestra foi dividida em 2 etapas. Durante o 2º e 3º horário participaram 6 turmas, e no 4º e 5º outras 6. Apesar da resistência de muitos alunos que acreditam que palestras são perda de tempo, para alguns outros que ficaram até o final, esse é o momento ideal para se refletir sobre quem eles querem escolher para nos representar nos próximo quatro anos, gostaram bastante.No dia seguinte ainda era possível ouvir alguns comentários sobre o que foi palestrado. Alguns professores também resolveram utilizar a palestra como forma de gerar o debate dentro da sala de aula.Edinaldo Batista |
Nenhum comentário:
Postar um comentário