Na última quinta-feira, a Escola Everaldo teve a honra de receber a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A imagem foi recebida pelos professores e alunos catáolicos que fazem parte da comunidade escolar, além é claro da participação de alunos e professores que pertencem as demais igrejas, como a protestante. Tudo isso como sinal de respeito a diversidade de credos, uma vez que a escola pública tem o dever de ser laica.
mulheres de força, mulheres de fé. na frente Prof. Antônia e Marília, atrás Prof. ELiane e Fabíola, ao lado Prof. Ana Cristina |
Já é o terceiro ano de vista da imagem peregrina, uma vez que nos outros dois anos a visita ocorreu pelo turno da manhã. Fizeram parte da comissão organizadora da visita as professoras Marília Chagas, Eliane, Antônia, Elisete e Ana Cristina, além lógico da Diretora Professora Ana Cláudia.
Cantos, palavras de conforto, momentos para reflexão foram algumas das atividades que foram desenvolvidas durante a passagem da Santa Peregrina na Escola. Por mais que não seja a função da escola defender qualquer tipo de religião, a escola pública tem por obrigação respeitá-las além de abrir espaço para quelaquer tipo de manisfetação no âmbito religioso. Nesse sentido a escola Everaldo sempre foi bem sucedida, uma vez que sempre abrimos espaço para as mais diversas manifestações religiosas.
O Blog da escola Everaldo segue a mesma linha, qualquer que seja o tipo de manisfestação cultural ou religiosa terá seu espaço garantido aqui, já que assim como a escola o blog é uma ferramenta de integração democrática.
Comentário do Blog: Apenas fica uma registro para que todos saibam que vivemos em um país livre, ninguém é obrigado a gostar ou aceitar nenhum tipo de dogma religioso que não o da sua própria religião, porém existe algo maior chamado respeito e esse sim é o principio fundamental de uma país livre e democrático. Falo isso pois durante a visita da imagem peregrina ouvi vários alunos comentarem que "não iriam ficar pra ouvir essas baboseiras da Igreja Católica", não só alunos como também professores com discursso de que não ficariam participando de algo que "não gosta" ou "não aceita".
"Não gostar", "Não aceitar" ou "Não é obrigado a participar" é um direito de cada um, ninguém aqui irá discutir a religião de ninguém, porém devo lembrar que vivemos em um país livre e todos temos nossas opiniões convergentes ou divergentes, contudo, como disse anteriormente, existe algo chamado respeito e esse sim deve prevalecer sobre qualquer tipo de aspecto, mesmo porque quando se é professor devemos desenvolver algo chamado ética, principalmente quando estamos trabalhando com alunos, mesmo porque naquele momento, apesar do cunho religioso, estávamos em uma atividade da escola. #ficaadica
Nenhum comentário:
Postar um comentário