No Dia Mundial do Professor, agência da ONU destaca trabalho de profissionais em áreas de desastres naturais, conflitos e outras crises; agência diz que até 2015, mundo precisará de mais 9,1 milhões de docentes.
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.*
As Nações Unidas marcam neste 5 de outubro o Dia Mundial do Professor 2010.
Sob o tema "Recuperação Começa com Professores", a agência organizou uma exibição de fotos e uma página de internet com histórias dos chamados "professores-herois".
Papel Vital
O objetivo da ação é homenagear docentes que atuam em áreas de desastres naturais, conflitos e outras crises. Segundo a agência, os professores têm um papel vital na reconstrução social, econômica e intelectual.
Para falar dessas experiências, a Unesco convidou para sua sede, em Paris, professores de Israel, Lesoto, Haiti, Mali, Laos e França. Eles irão trocar informações sobre suas atuações em condições adversas.
A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse que os professores são "construtores da paz", e que eles preparam o caminho para que as pessoas possam viver em sociedade ao promover respeito, tolerância e solidariedade.
O vice-presidente do Sindicato dos Professores de São Paulo, Celso Napolitano, disse à Rádio ONU que as mídias sociais ajudaram a mudar a sala de aula, mas também aumentaram a carga horária dos docentes.
"Os professores estão utilizando todas as inovações da tecnologia para auxiliar na atividade docente e na atividade didática. Os alunos também. Então nós usamos plataformas de interação para comunicar-mos com os alunos, para que nós possamos dar um atendimento aos alunos fora da sala de aula e para orientação", afirmou.
Nove Milhões de Docentes
O Dia Mundial do Professor também chama a atenção para a defasagem, em alguns países, do número de docentes em relação à demanda dos alunos.
Segundo a Unesco, pelo menos mais 9 milhões de professores terão que ser contratados até 2015 para cumprir a Meta do Milênio de educação universal.
*Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
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