Concluintes da Especialização em Tecnologias Educacionais MEC/PUC-RIO, Turma AP07 |
Na carreira de um professor muitos são os desafios tais como elaborar aulas, estudar, se capacitar e etc. Por essa razão sempre estamos correndo atrás de novos desafios, novas qualificações profissionais pois, não podemos ficar parados enquanto o mundo muda. Nossos alunos também sempre nos cobram algo novo, pois esperam que nos os ajudemos ,no seu percalço até o fim de seu ensino médio e entrada na Universidade.
Então surgem as oportunidades e, sempre que possivel ,as agarramos, mesmo sabendo que concilar trabalho e estudo é algo muito compicado, há quem trabalhe em duas, três escolas, mas mesmo assim permanecemos firmes e fortes. Desde agosto de 2009 três professores da Escola Everaldo abraçaram essa aventura, e iniciaram uma especialização em Tecnologias Educacionais ofertado pelo MEC através da PUC-RIO. Horas e horas de leitura, trabalhos em grupo, prazos apertados, além das atividades docentes.
Isso tudo aliado na angústia de achar que não seria possível concluir o curso, em alguns momentos pensamos em desistir. Porém sempre pudemos contar com a ajuda de nossos amigos, seja na execução dos trabalhos, seja injetando ânimo para que pudéssemos levar o curso até o fim. Tudo foi tão novo e angustiante que nem percebmos que o tempo passou tão rápido e quando percebemos estávamos elaborando nossos TCC's, e mais momentos de nervosismos, pois além de escolher temas, ler artigos e elaborar textos, não tinhamos a noção de que um ano e meio havia se passado, e o final logo alí bem na porta.
Depois de TCC pronto ainda faltava algo a exposição do material produzido, mais frio na barriga, mais tensão e medo!, horas terríveis, mas que no fim acabou se transformando em um momento gratificante. Toda essa história teve fim no dia 17/11/2010, quando finalmente encerramos tudo e de declaração de conclusão em mãos tinhamos a real noção de quanto tempo havia passado desde a apresentação do curso até a sua conclusão.
Mesmo assim ficou aquele gostinho de quero mais, só que claro depois de umas merecidas férias, e sempre aquele sabor, por mais piegas que seja, de missão cumprida!. O encerramento do curso não poderia ter sido em momento mais oportuno, final de ano, Natal e Ano Novo bem no clima de comemoração para fazer com que celebremos mais ainda esse momento.
Desde já, agredeço a Prof. Mediadora de nossa Turma AP07, Flávia Taquarussu Rodrigues que nos acompanhou durante todos os momentos no desenvolvimento das atividades das disciplinas, e também um agradecimento a Prof. Mediadora Néri Andréia Olabarriaga Carvalho que nos orientou na elaboração de nossos TCC's.
Agora é so esperar os desafios que o ano de 2011 nos trará, e saber que sempre podemos contar com a força de vontade e a amizade para superarmos todos os desafios.
Parabéns!!!
Professora Especialista em Tecnologias Educacionais Ana Maria Fonseca
TCC: "Políticas públicas para o uso de mídias: contribuições legais para a formação continuada"
Professora Especialista em Tecnologias Educacionais Dilma Freitas Tavares
TCC: "Educação tecnológica é possível: Um olhar sistemático sobre o uso das mídias na prática educativa"
Professora Especialista em Tecnologias Educacionais Sherley Fabíola do Amaral Brito
TCC: "Uso pedagógico de mídias na escola como uma proposta de práticas inovadoras no ensino por meio do reforço"
Professor Especialista em Tecnologias Educacionais Murillo Branco Bentes
TCC: "Blogando para a Educação: A experiência da Escola Everaldo"
Um comentário:
Parabéns a todos os concluintes da especialização em tecnologia da educação em especial aos três professores da escola Everaldo. Espera-se que a pártir de agora as mudanças que tanto almejamos possa ocorrer em nossas escolas e estado.
Que esta formação seja apenas um passo inicial para os novos rumos da educação em nosso estado. Pois, há necessidade de se buscar uma educação que prepare os educadores para a compreensão da tecnologia em seu contexto histórico, destacando a importância da trajetória do ser humano como fazedor de técnicas, produtor de tecnologias em seu ambiente de trabalho. Olhar criticamente as tecnologias tem relação com que aponta Alves apud Lima (1998, p.10), quando se refere à dimensão política do educador:
[...] a necessidade de que os profissionais formados pelas diversas licenciaturas sejam capazes de repensar e criar a relação teoria X prática, o que pode se dar se tiverem uma formação que permita uma visão globalizante das relações educação – sociedade e do papel do educador comprometido com a superação das desigualdades existentes.
Ainda sobre a postura crítica do educador, Demo apud Lima (1998, p.10), fala das competências do educador:
[...] a aptidão para criticar e refazer práticas, recorrendo à teoria, seja para fomentar o pêndulo fecundo entre teoria e prática, seja para manter o vigor inovativo das práticas ou mesmo superá-las; rejeição da condição de objeto de projetos alheios ou invasores, ou de objeto de ensino domesticador ou de mero figurante da história, definindo com atuação estratégica ser e fazer oportunidade histórica.
Neste sentido, o educador que possui este olhar crítico sobre as tecnologias precisa superar o papel de um figurante de sua história, necessita assumir o papel de um sujeito ativo do contexto tecnológico. Para tal, é necessária a coragem que Freire (1993, p. 25) enfatizava sobre a coragem do educador progressista.
Na medida que temos mais clareza de nossas opções, de nossos sonhos, na medida que reconhecemos que, enquanto educador, somos ser político, também entendemos melhor as razões pelas quais temos medo e percebemos ainda o quanto temos que caminhar para melhorar nossa democracia. Há a necessidade de comandar o nosso medo, de educar o nosso medo, de que nasce finalmente a nossa coragem”,
O desafio dos educadores deste novo milênio perpassa pela questão de assumir seu papel de educador diante das novas exigências educacionais. Ter coragem para caminhar, domar os medos e trilhar caminhos novos, onde se possa se reconhecer enquanto ser social e político.
Rosana Pacheco
Planejamento, Formação e Tecnologia:uma aproximação necessária. 2010.
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