Estamos num dos períodos mais Festivos do Ano (principalmente no nordeste brasileiro que a coisa pega fogo!!!), Junho, período no qual adoramos mingau de milho, bolo de macaxeira além das adoravéis quadrilhas. Mas você ja parou para se perguntar o por que de tanta comemoração? Bem vamos lá tentar matar a sua curiosidade!!!!
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de Junho( óbvio, não?, rs). Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João (apesar de comemorarmos hoje em dia São Pedro, Santo Antônio e São Marçal). No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Comentário 1: apesar de ser festa Junina, algumas comemorações terminam só em Julho, (rs). Acho que a tendência é criarmos as Festas Julinas!
Comentário 2: São Marçal, é um dos santos menos comemorados no mês de Junho, pois é pouco conhecido. Porém em São Luís foi erguido um monumento em sua homenagem.
Agenda aí!!
Santo Antônio - 13/06
São João - 24/06
São Pedro - 29/06
São Marçal - 30/06
Nenhum comentário:
Postar um comentário