quinta-feira, 24 de junho de 2010

Garotos do Projovem em Santana gravam CD 

 
Neste Sábado (26) a Secretaria de Trabalho e Ação Social de Santana realiza o show de lançamento do CD com músicas composta pelos jovens e adolescentes atendido pelo Projovem do município. O evento que contará com a participação do cantor Zé Miguel e da banda Carbono 14 está previsto para começar às 20 horas na Praça Cívica de Santana. 

De acordo com Cássio Pontes, músico e orientador social, responsável pela coordenação e produção do CD, as composições musicais são de autorias dos próprios jovens e adolescentes nas faixas-etárias entre 15 e 17 anos que participam das oficinas de artes mantidas pelo Projovem, mantido pelo Governo Federal e executado pela Prefeitura de Santana.

Nestas oficinas eles aprendem a ter habilidades com algum tipo de instrumento musical. Lá eles têm aulas de violão popular, flauta doce, além de expressar a arte por meio da dança e do teatro. As oficinas são implantadas em diversos bairros do município em espaços cedidos pelas escolas públicas e também pelos centros comunitários e de associações de bairros, e  atinge cerca de 600 alunos. 

O CD é constituído de dez músicas que falam do contexto em que vivem ou viviam os adolescentes antes de entrarem no Projovem. Foram confeccionados mil CDs para serem distribuídos gratuitamente no dia do show. “O projeto do CD nasceu das oficinas de músicas quando a gente percebeu que os meninos já estavam em uma fase boa de composição tanto de letra quanto de melodia. E a gente como instrutor social e musical apenas lapidamos um pouco e passamos a experiência de músico para estes jovens”, afirma Cássio. 

Sem a pretensão de formar excelentes músicos, a idéia principal é despertar por meio da harmonia musical e do canto aptidões para enfrentar com o senso crítico afinado os desencantos e desafios que a vida impõe a juventude. “É o adolescente que fala do amor pela namorada, do lugar de ponte onde ele mora, da violência urbana que tem como causa o consumo e o trafico de drogas e da morte dos amigos, tudo isso é revelado nas músicas contidas no CD”, enfatiza Pontes. 

Todo o CD foi produzido e gravado em estúdio local e com músicos aqui mesmo do município e teve o apoio da Companhia Docas de Santana. 




fonte: http://www.correaneto.com.br/noticias/06/23_6_10projovem.html

Nenhum comentário: